Morre Olavo de Carvalho, um dos maiores filósofos brasileiros

O escritor e filósofo Olavo de Carvalho faleceu na noite desta segunda-feira, 24 de janeiro de 2022. Segundo seu médico particular, sua morte se deu por “insuficiência cardíaca, respiratória e renal” e não por COVID como noticiaram alguns jornais . Ele deixa a esposa Roxane de Carvalho, 8 filhos e 18 netos.

Olavo de Carvalho nasceu em 29 de abril de 1947 em Campinas, São Paulo. Foi comunista, muçulmano e já experimentou astrologia e misticismo, embora acabou sendo católico. Seu interesse pela astrologia, de mais de 40 anos atrás, ainda é usado por seus detratores para desqualificá-lo. 

Olavo de Carvalho criou o ambiente cultural que permitiria a ascensão de Bolsonaro e a queda do PT. Ele não foi o “guru de Bolsonaro” como muitos já disseram, mas o filósofo que fomentou o ambiente intelectual que possibilitou o surgimento de uma Nova Direita no Brasil. Bolsonaro conseguiu entender essas tendências ao se apresentar como um candidato de direita, baseado em valores cristãos e anticomunistas. A influência política de Olavo é importante, mas seu trabalho vai além do político e abrange aspectos intelectuais, culturais e até espirituais.

Olavo de Carvalho se caracterizou por ser extremamente original, corajoso e polêmico. Deixo aqui algumas frases lapidárias dele. Frases como: “O comunismo não é um grande ideal que foi pervertido. É uma perversão que foi vendida como um grande ideal.” ; “O idiota útil, por definição, é estúpido demais para saber o que é útil e quem o usa.”; “Estudar pouco e dar opinião demais. Essa é a maior desgraça dos brasileiros.”

É difícil enquadrar o professor Carvalho em esquemas de pensamento, mas a cientista política Camila Rocha o resumiu como o autor que “se declarou a favor do livre mercado na economia; tradicionalista e conservador em relação à religião; anarquista em relação à moral e à educação; nacionalista e contra o ‘governo mundial’ no que diz respeito à política internacional, e realista no campo da filosofia”. 

Carvalho tem participado ativamente do debate público brasileiro desde a década de 1980 . No entanto, uma trilogia de livros o projetou no campo intelectual: “Nova Era e Revolução Cultural” (1994); “Jardim das Aflições” (1995) e “O Imbecil Coletivo” (1996). 

O primeiro desses livros retrata o cenário intelectual brasileiro sob a influência do marxista italiano Antonio Gramsci desde a década de 1990, que dominou os círculos acadêmicos no Brasil. O segundo foi um livro denso que define a influência da noção de “império” no Ocidente e suas implicações para o crescimento desenfreado do poder estatal diante do declínio da esfera individual. Por fim, “O Imbecil Coletivo” descreveu satiricamente certos aspectos da academia brasileira que revelam um terrível declínio da inteligência no país.

Nos anos 2000, continuou atuante na grande mídia brasileira. Olavo escreveu para jornais como Folha de São Paulo, Bravo!, Jornal do Brasil, O Globo. Em 2006, ele criou um programa de rádio “True Outspeak”, respondendo a perguntas de ouvintes sobre uma ampla variedade de tópicos. Nesse programa ele desenvolveu suas habilidades como comunicador e alcançou centenas de milhares de ouvintes logo no início da internet brasileira. 

Em 2009 iniciou seu trabalho mais importante: o Curso Online de Filosofia (COF) . O projeto aspirava a formar uma “nova alta cultura” e uma “elite intelectual” no Brasil. Em suas mais de 500 aulas, o professor Olavo de Carvalho mostrou uma erudição avassaladora. Pedro Augusto, um de seus alunos mais destacados, afirmou que “a obra de Olavo não é um legado de livros, é um legado de pessoas; Olavo não escrevia livros, escrevia almas”. 

Um dos efeitos de sua obra que permite novos debates é o fervoroso despertar religioso que resgatou a fé católica e cristã em muitos brasileiros, fazendo com que seus detratores o difamassem com rótulos reducionistas. Os jornalistas costumavam atacá-lo como o “guru da extrema direita”, o “guru Bolsonaro”, “astrólogo” e “pseudofilósofo”.

É por isso que devemos ter muito cuidado com o que lemos sobre Olavo de Carvalho nos dias de hoje e nos dedicar a ler diretamente sua obra. Sem dúvida, o número de alunos influenciados pelas ideias e valores do professor Olavo de Carvalho é legião. Seu legado viverá apesar da mesquinhez de seus detratores. 

Mais sobre Olavo de Carvalho