Luto na dramaturgia: Morre a atriz Jandira Martini, aos 78 anos

Ela enfrentava uma batalha contra um câncer de pulmão

Morreu nesta terça-feira (30), aos 78 anos, a atriz Jandira Martini. Ela enfrentava um câncer de pulmão. A informação foi confirmada pelo ator Marcos Caruso, amigo pessoal de Jandira. Jandira deixa dois filhos, Lucas e Fernanda, frutos de sua união com José Geraldo Martini.

Nascida em Santos, filha de um ourives e de uma dona de casa, Jandira chegou a se formar em Letras antes de ingressar na carreira de atriz. Depois, graduou-se na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP). Teve pequenos papéis em títulos da TV como “Ilusões Perdidas”, “Beto Rockfeller”, “Uma rosa com amor”, “Saramandaia”, “Dancin’ Days” e “Roda de fogo” antes de conseguir um personagem de destaque — a Teodora, de “Sassaricando”, em 1987.

Além de atriz, Jandira foi autora, diretora e produtora teatral. Na televisão, é lembrada por diversos papéis em novelas, como Teodora, em “Sassaricando”; Zoraide, em “O Clone”; Odaléia, em “América”; e Vó Farid, em “América”. Também trabalhou no cinema, interpretando Dona Alma, em “Uma escola atrapalhada”; Sarah, em “Olga”; e Vó Nena, em “10 horas para o Natal”. Seu último papel foi Gina, personagem do longa “Uma pitada de sorte”, de 2022.