Clarão que cruzou os céus na noite de sexta-feira (22), foi uma reentrada de lixo espacial de um foguete lançado em 2018

Mais um clarão foi avistado no céu por moradores de diversas cidades na noite desta sexta-feira (22). O objeto foi registrado por pessoas de municípios da Bahia e Pernambuco.

De acordo com uma publicação da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) nas redes sociais, o episódio tratou-se de uma reentrada de lixo espacial de um foguete que foi lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na China, em janeiro de 2018.

Nas imagens, é possível ver o possível meteorito cruzando o céu, numa faixa de luz, o que ocasionou um lindo espetáculo no céu noturno.

É o segundo fenômeno do tipo a dar as caras esta semana: no último domingo (17), moradores da Chapada Diamantina relataram ter visto um clarão no céu, que logo foi identificado por especialistas como um meteoro.

Na ocasião, a pesquisadora do Núcleo de Estudos em Meteoritos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Leidiane Ferreira explicou que há uma diferença entre meteoro e meteorito: meteoro é o fenômeno luminoso ocasionado quando a rocha espacial passa pela atmosfera, entra em contato com gases presentes e provoca o fenômeno luminosos popularmente chamado de estrela cadente. Se essa rocha consegue resistir à passagem da atmosfera e chegar até o solo, é um meteorito.