Câmara Municipal debate Emenda que cria o “Orçamento Impositivo” em Jacobina

Câmara Municipal debate Emenda que cria o “Orçamento Impositivo” em Jacobina

Projeto de Emenda à Lei Orgânica de Jacobina (LOM), que busca estabelecer no município o chamado “Orçamento Impositivo”. A mudança está sendo proposta pelo vereador Cléssio Juvêncio dos Santos, mais conhecido como Nem de Rose (PC do B), e conta com a coautoria de todos os vereadores e vereadoras, e visa criar no orçamento anual do município a possibilidade de aplicação das chamadas Emendas Parlamentares.

Segundo o vereador Nem de Rose, essas emendas são instrumentos que os parlamentares possuem para participar do orçamento anual do município, visando uma melhor alocação dos recursos públicos arrecadados.

Para o autor da proposta, é através dessas emendas que os vereadores poderão acrescentar novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.

Para Nem de Rose, as Emendas Impositivas são uma forma do vereador participar da aplicação dos recursos do município.

A Emenda à Lei Orgânica Municipal estabelece a execução das emendas parlamentares individuais até ode 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.

Pela proposta em debate na Câmara de Jacobina, o prefeito Tiago Dias será obrigado a executar recursos destinados às emendas individuais apresentadas pelos vereadores à Lei de Orçamento Anual (LOA).

Caso o Projeto de Emenda à LOM seja aprovado, seguirá para a promulgação da Mesa Diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Juliano de Carvalho Cruz.
(CREDITOS AO JACOBINA NOTICIAS)