Água: a fonte do sofrimento de Uauá

Problema de abastecimento de água segue sendo o tormento da população Uauaense

Entra ano, sai ano e um velho problema permanece em Uauá: a falta de água que assola e castiga a população. São inúmeros os relatos de moradores sobre a falta de água nas torneiras ou um abastecimento totalmente irregular que não dá conta de atender ao que as pessoas precisam.

Algumas pessoas relatam que chegam a ficar até 20 dias sem ter água e que as vezes falta até para beber. A empresa “responsável” pelo abastecimento (Embasa), vive a emitir notas alegando que essa situação é devido a problemas em tubulações, parte elétrica e demais justificativas que o povo já não suporta mais ouvir. Sem falar que muitas vezes quando a dona embasa resolve soltar água é tão fraca que se quer sobe para as caixas que ficam em locais elevados das residências.

Manifestações já foram convocadas e realizadas na cidade que até surtiram um breve efeito, porém dias depois o cenário voltou a se repetir e o povo a sofrer. Apelos já foram feitos ao senhor governador do estado Rui Costa, assim como a outras lideranças políticas, más nada foi feito, nada mudou. Uauá, um município de 95 anos más que infelizmente sofre com essa realidade que faz parecer que somos uma cidadezinha esquecida e parada no tempo.

Será que um dia essa realidade muda? Será que um dia teremos um abastecimento digno e regular? Afinal, as contas não param de chegar e mesmo com um abastecimento raro os valores sobem e deixam a população revoltada.