Adeus, parabólicas: antenas deixarão de funcionar com chegada do 5G

Em breve a antena parabólica que você tem em sua casa deixará de funcionar. Más calma, o processo ainda vai demorar pouco ou não, depende de quando o sinal 5G chegará em seu estado e cidade. Com a novidade, celulares e outros dispositivos terão ainda mais velocidade e qualidade de conexão móvel, mas antenas parabólicas deixarão de funcionar, pois o 5G utiliza a mesma frequência de sinal.

A popular parabólica com grade de arame que opera na banda C de 3,5 GHz não funcionará com receptores da TV digital, que operarão na banda K.u com um modelo diferente de antena, que pode ser tanto interna quanto externa.

Entretanto, pode não ser necessário adquirir um novo conversor e uma antena, pois a Entidade Administradora da Faixa fornecerá kits gratuitos. Para receber um, você deve ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma antena parabólica tradicional instalada e conectada na sua TV. O kit pode ser solicitado pelo site sigaantenado.com.br através desse site você poderá acompanhar p andamento do sinal 5G e saber quando estará disponível para sua cidade.